Como sua empresa está se virando durante a pandemia? Mudou muita coisa? A adaptação foi difícil? Como está o contato com seu público?
Muitas perguntas, né… Imagino que as respostas não sejam fáceis…
Sabemos que a pandemia do COVID-19 trouxe muitas mudanças em pouco tempo. De repente, métodos tradicionais de venda já não funcionavam tão bem e o contato com os clientes ficou mais difícil.
As adaptações necessárias para esse período estão mudando o perfil de consumo, as relações comerciais e fazendo com que planos para daqui a cinco ou dez anos precisem ser colocados em prática agora.
Empresas que ainda não estavam presentes no ambiente online precisaram se adequar, aquelas que já possuíam algo do tipo, mas ainda não estavam perfeitamente operacionais, tiveram que acelerar o processo. Enfim, houve uma aceleração repentina nos projetos de gaveta.
Novo consumo
Uma pesquisa realizada pela Opinion Box, com duas mil pessoas de diferentes regiões e faixas etárias revelou que 57% das pessoas irão manter a preferência de compra dos pequenos produtores locais, mesmo após a pandemia. Ampliar os estudos à distância e realizar mais compras online representaram 53% e 49% das respostas, respectivamente.
A pergunta é… sua empresa está se preparando para atender essas pessoas? Agora é a hora de organizar o planejamento e colocar em prática estratégias para otimizar as vendas.
A conveniência nunca foi tão necessária, as pessoas querem enfrentar o mínimo de dificuldade para resolver seus problemas. E, quanto mais sua empresa facilitar esse processo, mais fãs irá ganhar ao longo do tempo.
A dica do momento é procurar entender a nova jornada de compra do seu público e fazer de tudo para facilitá-la ao máximo. Nesse momento de dificuldades, qualquer problema a menos para resolver é um alento. Identificar como seu produto ou serviço pode trazer esse alento, é um diferencial na adaptação aos novos tempos.
Identifique a jornada do seu cliente e tente melhorá-la.