Escrito por Carolina Gomes

Por trás da Sentido Comunicação está a jornalista Carolina Gomes, especialista em Comunicação Empresarial, Digital e Branding. Com mais de 10 anos de atuação na área, possui experiência em veículos de comunicação como SBT e Globo, editoria de jornais impressos, portais de notícias e rádio. Sua atuação em assessoria de comunicação tem empresas do setor público e privado, gerando resultados efetivos de divulgação e retorno em vendas

postado em 25/05/2020

A comunicação com seu público é a principal forma de mostrar quem sua empresa é, o que ela faz, o que vende e, principalmente, como resolve os problemas de quem busca seus produtos ou serviços.

Sei que o processo de comunicação nem sempre é uma tarefa simples. Ele exige conhecimento na área e dedicação para planejar e aplicar o processo.

Para auxiliar você nessa tarefa, montei um passo a passo que pode nortear seu processo de planejamento. Confira:

Defina um objetivo

“Pra quem não sabe onde que quer chegar, qualquer caminho serve”. Essa fase já está um pouco batida, mas ela define bem a necessidade de ter um objetivo quando se trata da comunicação de sua empresa.

Sendo assim, cada estratégia deve ser traçada para determinado objetivo, seja ele venda, reconhecimento de marca, conquista de autoridade, ou qualquer outro. Com o alvo bem definido, é possível definir os caminhos para chegar lá.

Planejamento

Para não depender da sorte, planejar é sempre a melhor opção. Saber quem é seu público, o que ele deseja, onde ele está, o que falar com ele e qual tom de voz usar faz parte de um planejamento estratégico que vai ajudar você a ter maior assertividade na comunicação.

Além disso, com um planejamento em mãos, você otimiza seu tempo direcionando as ações de forma objetiva, sem se perder com ações que não irão agregar nada ao processo.  

Público

Por mais que você queira vender para o número máximo de pessoas possível, seu produto ou serviço normalmente atende a um público específico. Pense com seriedade em quem realmente compra de sua empresa, quem são essas pessoas, o que elas buscam, o que elas fazem, onde estão…

Com a definição de quem é seu público, você consegue direcionar melhor suas ações de comunicação, seus anúncios online e qualquer campanha de marketing que deseja fazer.

Persona

Com o público definido, há uma maneira ainda melhor de conversar diretamente com seu cliente, que é definir a Persona. Que, nada mais é do que dar um rosto para esse público.

Essa Persona terá um nome, idade, hobby, estará inserida em determinada classe social, terá um determinado nível escolar… Enfim, como o próprio nome diz, será uma pessoa.

Pode ser que sua marca venda para Personas diferentes, então você pode criar duas ou três para ajudar a falar melhor com essas pessoas.

Mais que saber o perfil dessa pessoa, é importante saber do que ela gosta e como seu produto atende suas necessidades. As pessoas tendem a se relacionar melhor com marcas que ajudam a solucionar seus problemas. Sendo assim, é fundamental que você mostre que pode resolver suas dores.

Conteúdo

Seguindo a trilha da comunicação, chegamos ao coração do processo – o conteúdo. Ele será o responsável por mostrar o que sua empresa tem a oferecer para seus clientes.

É nessa hora que muitos se perdem querendo mostrar somente o produto ou serviço e esquecem que o processo de compra é uma jornada onde o cliente precisa desejar e se sentir seguro para comprar.

Por isso, a regra dos 80-20 (80% de conteúdo – 20% de venda) deve ser levada em consideração. Você agrega valor quando ajuda seu cliente a resolver problemas sem pedir nada em troca.

Conteúdo = Experiência + Informação. Quando você oferece informação de qualidade e proporciona ao seu cliente uma experiência satisfatória, você está produzindo conteúdo. Além disso, falar sobre assuntos diversos ligados ao ramo de atividade de sua empresa, ajuda na construção de autoridade e gera credibilidade, que ajudam no processo de venda.

Você pode oferecer conteúdo em diferentes formatos, como vídeos, textos para blog, posts em redes sociais, textos institucionais…

Lembre-se de que tudo vai depender do planejamento para alcançar seu objetivo.

Chegou até aqui e ainda precisa de ajuda? Entre em contato, estamos aqui para ajudar a comunicação de sua empresa a fazer Sentido.

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