O posicionamento de marca é como sua empresa deseja ser reconhecida. É o lugar que ela vai ocupar na mente das pessoas. Além disso, será ele que irá nortear o planejamento estratégico e as muitas ações que deverão ser tomadas ao longo do tempo.
Ter um posicionamento é fundamental para conduzir várias áreas da empresa, desde os recursos humanos até a comunicação com o público.
Ele ajudará na forma como a comunicação será feita, como o serviço será entregue, no relacionamento com o público e com os colaboradores.
Definindo o posicionamento
A definição do posicionamento é um processo que requer atenção. Pontos importantes devem ser levados em consideração e é preciso um conhecimento aprofundado da marca.
Quer uma dica para ajudar a chagar ao seu posicionamento de marca? Responda as perguntas a seguir:
- A quem meu produto se destina?
Quem é o público da sua marca? Do que ele gosta? Saber quem você quer que reconheça a marca é o passo inicial para o processo de criação de posicionamento.
- Qual a dor que seu produto ou serviço resolve?
O comportamento do consumidor é motivado por duas necessidades básicas: resolver uma dor ou proporcionar um prazer. Assim, é preciso ter claro qual a dor ou prazer que seu produto/serviço satisfaz.
- Qual o seu diferencial perante a concorrência?
Aqui você precisa definir quais valores da marca que justificam
comprar o seu produto/serviço e não o da concorrência. Ele é mais barato? É
melhor? Mais saboroso? Mais rápido? Respeita o meio ambiente?
Juntando as três respostas é possível definir o posicionamento.
Ficou com alguma dúvida? Quer ajuda para definir o posicionamento da sua marca?
Entre em contato conosco.