Escrito por Carolina Gomes

Por trás da Sentido Comunicação está a jornalista Carolina Gomes, especialista em Comunicação Empresarial, Digital e Branding. Com mais de 10 anos de atuação na área, possui experiência em veículos de comunicação como SBT e Globo, editoria de jornais impressos, portais de notícias e rádio. Sua atuação em assessoria de comunicação tem empresas do setor público e privado, gerando resultados efetivos de divulgação e retorno em vendas

postado em 02/07/2020

O posicionamento de marca é como sua empresa deseja ser reconhecida. É o lugar que ela vai ocupar na mente das pessoas. Além disso, será ele que irá nortear o planejamento estratégico e as muitas ações que deverão ser tomadas ao longo do tempo.

Ter um posicionamento é fundamental para conduzir várias áreas da empresa, desde os recursos humanos até a comunicação com o público.

Ele ajudará na forma como a comunicação será feita, como o serviço será entregue, no relacionamento com o público e com os colaboradores.

Definindo o posicionamento

A definição do posicionamento é um processo que requer atenção. Pontos importantes devem ser levados em consideração e é preciso um conhecimento aprofundado da marca.

Quer uma dica para ajudar a chagar ao seu posicionamento de marca? Responda as perguntas a seguir:

  • A quem meu produto se destina?

Quem é o público da sua marca? Do que ele gosta? Saber quem você quer que reconheça a marca é o passo inicial para o processo de criação de posicionamento.

  • Qual a dor que seu produto ou serviço resolve?

O comportamento do consumidor é motivado por duas necessidades básicas: resolver uma dor ou proporcionar um prazer. Assim, é preciso ter claro qual a dor ou prazer que seu produto/serviço satisfaz.

  • Qual o seu diferencial perante a concorrência?

Aqui você precisa definir quais valores da marca que justificam comprar o seu produto/serviço e não o da concorrência. Ele é mais barato? É melhor? Mais saboroso? Mais rápido? Respeita o meio ambiente?

Juntando as três respostas é possível definir o posicionamento.

Ficou com alguma dúvida? Quer ajuda para definir o posicionamento da sua marca?

Entre em contato conosco.

Pin It on Pinterest

Share This